A segunda maratona.


A segunda maratona  
Corrija os erros da estreia e melhore sua marca nos 42 km.



       Ao estrear na maratona, o objetivo da maioria dos corredores é terminar o percurso. Mas tão logo os 42 km são completados pela primeira vez, surge o irrefreável desejo de fazer a prova novamente – e com um tempo menor. Para atender a esse novo objetivo, é preciso usar as dificuldades e os erros cometidos como aprendizado e motivação para evoluir.
    O primeiro passo é analisar como foi a preparação para a primeira maratona. Depois, relembre o que aconteceu com seu corpo durante a prova. Fernando Diefenthaeler, educador físico, especialista em Fisiologia do Exercício e professor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), elaborou uma lista de questões a serem respondidas:

• Quais foram suas marcas nos 10 km, 21 km e 30 km?
• Qual foi seu tempo total?
• Qual foi o esforço percebido (em que intensidade você realizou a prova)?
• Sentiu dores musculares? A partir de qual km?
• Sentiu-se desidratado? Sentiu fome?
• Qual seu nível de satisfação com o resultado?



     O engenheiro metalurgista Bruno Pessoa, 41, sabe da importância dessa análise. Ao terminar a Maratona de São Paulo em 4h11’, em 2011, com cãibras após o km 30, percebeu que precisava focar nos treinos complementares. “Iniciei séries de força e Pilates. E fiz a Maratona do Rio este ano sem parar nenhuma vez, em 3h58’”, comemora.

CORRIJA SEUS ERROS

Afobação: pela emoção da largada ou por considerar conservador o ritmo ditado pelo treinador ou pelos competidores à sua volta, o iniciante acelera nos primeiros quilômetros e perde rendimento após o km 30.
Como evitar: realize treinos que simulem o ritmo da prova e corra com um relógio com GPS para controlar a velocidade.

Alimentação incorreta: preocupado em ganhar energia extra no dia da prova, é comum o novato nos 42 km exagerar na quantidade ou fazer experiências de última hora.
Como evitar: a alimentação e a suplementação no dia da prova devem ser avaliadas e testadas previamente.

Turismo excessivo: se a prova for internacional, é comum ceder à tentação de fazer longos passeios. Com as pernas cansadas, o corredor perde desempenho.
Como evitar: não ande a pé por muito tempo, prove comidas típicas com moderação e mantenha seus horários habituais para dormir e acordar.



ACERTE O PASSO

Segundo o treinador Fernando Beltrami, da assessoria esportiva Even Faster Sports, de Porto Alegre (RS), para acertar o ritmo na segunda maratona são necessários treinos que simulem a situação real da prova. “Os longões, que vão de 30 km a 34 km, devem ser feitos em um pace mais lento que o da corrida, para o atleta se acostumar com o longo tempo de exercício. Treinos mais curtos, de até 22 km, podem ser feitos na mesma intensidade do grande dia.”

Fonte: The Finisher

Nenhum comentário:

Postar um comentário