Comunicado aos amigos corredores.

     Gostaria de comunicar ao amigos leitores deste blog que estou temporariamente afastado das corridas de rua. Em junho deste ano, como é de conhecimento de todos, participei da minha primeira maratona. Com apenas oito meses de treinos e corridas, resolvi enfrentar  essa que é das mais desgastante prova de rua: encarei a Maratona Internacional de São Paulo, dia 17 de junho. 
     Como não tenho treinador particular e não participo de nenhuma assessoria esportiva, acho que me faltou experiência. Apesar de não ter forçado durante a corrida, pois como era minha primeira prova de longa duração, tinha como objetivo somente terminar a prova, sem me preocupar tanto com o tempo. Fiz os 42,195km em 05h03min. 
     Durante meus treinamentos, não fiz nenhum exercício de musculação para pernas, acho que foi o meu grande erro. Uma outra grande falha minha foi não descansar o suficiente para poder voltar aos treinos e corridas. No dia seguinte a maratona, dirigi de carro de São Paulo a Belo Horizonte, 650 km; quatro dias depois já estava treinando e logo em seguida participei de outras quatro provas, sendo duas de 10km, uma de 16 e uma meia maratona. Em todas elas já sentindo dores no joelho esquerdo. 
    Como a dor não estava passando, resolvi ir a um ortopedista e este me mandou fazer uma ressonância magnética. O exame apresentou um pequeno desgaste no menisco. Para recuperar essa lesão, ele me orientou a fazer 15 sessões de fisioterapia (fortalecimento muscular), isso para evitar de fazer uma cirurgia.



A lesão no menisco costuma ser as mais comum quando o assunto é atividade física. Entenda como ela acontece:

- Os meniscos são duas estruturas cartilaginosas, que ficam dentro da articulação do joelho. São chamadas menisco medial e menisco lateral.
- Eles funcionam para amortecer e estabilizar a articulação em determinados movimentos. A lesão em geral ocorre durante um movimento rotacional abrupto da perna.
- Os sintomas são dor intensa, inchaço da articulação e pode acontecer também e sensação de bloqueio ou falseio da articulação.
- O tratamento vai depender do tipo e da extensão da ruptura. É provável que haja necessidade de algum reparo eito de forma cirúrgica.
- Algumas lesões são degenerativas e são achadas na ressonância. Nesses casos o tratamento é fisioterápico, pois estão relacionados com outras alterações na articulação do joelho.

     Com esse acontecimento, as corridas que estão previstas para este mês de setembro, terei que cancelar, o que me deixa bastante triste. Espero me recuperar o mais breve possível, pois para um atleta, não há nada pior que ficar parado por motivo de lesão.

     Abraço a todos e em breve estarei de volta. Obrigado e torçam pela minha recuperação.

     PauloBH.

2 comentários:

  1. Grande fera ... é oito meses é algo para corajosos mesmo ... ainda mais em Sampa ... fiz quatro vezes sampa e na última por falta de treino e outras coisas parei no 25k, mas a vida é assim mesmo um aprendizado constante.
    Desejo sua plena recuperação e a volta mais que rápida em pace 03:00 para as provas e treinos !

    Também estou me recuperando de uma pequena lesão no joelho !!!

    Parabéns e Sucesso Sempre Fera !!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala irmão.
      Pois é, a vontade estava maior que a coragem.
      Pace de 03:00? que isso companheiro!! isso é para fera como vc.
      Grande abraço,

      PauloBH.

      Excluir