Volta na Lagoa da Pampulha.

     Como já faz parte de minha programação de treinos, hoje, 12/02/2012, fiz novamente o percurso da Volta da Pampulha. Minha programação é para fazer essa corrida no primeiro domingo de cada mês, pois a Volta da Pampulha oficial é no primeiro domingo de dezembro, mas domingo passado, dia 05/02, participei da Mini Maratona de Nova Lima (postagem anterior). Então, quando participo de competição no primeiro domingo, faço o meu treino em volta da lagoa no segundo domingo.

Vista aérea de parte da Lagoa da Pampulha.
   
     A Lagoa da Pampulha é uma lagoa situada na região da Pampulha no município de Belo Horizonte no Estado de Minas Gerais. Faz parte de um complexo com outras atrações turísticas e foi projetada por Oscar Niemeyer durante a gestão de Juscelino Kubitschek à frente da prefeitura de Belo Horizonte.
     Entre outras atrações turísticas estão o Parque Promotor Lins do Rego, o Jardim Botânico, o Jardim Zoológico de Belo Horizonte, O Estádio Governador Magalhães Pinto (Mineirão), o Ginásio Mineirinho, o Parque Guanabara, a Igreja de São Francisco e o Museu de Arte da Pampulha, entre muitos outros pontos turísticos, além de lindas casas.
     A construção da Pampulha, apesar de não ter sido ideia original de Juscelino Kubitschek, mas do prefeito anterior, Otacílio Negrão de Lima, ultrapassou o projeto inicial ao adquirir maior suntuosidade: um complexo arquitetônico, criado por Oscar Niemeyer, que se tornou marco artístico internacional, demonstrando a capacidade de JK de conciliar ideias antigas com seu dinamismo e espírito empreendedor. O entretenimento era incorporado ao cotidiano da cidade, que, ao frequentar o Cassino e a Casa do Baile, desfrutava de ambiente luxuoso. (Fonte: Wikipédia).  

Igrejinha da Pampulha. Ao fundo: Mineirinho e Mineirão.

Barragem da Pampulha.

Casa do Baile.

Museu de Arte da Pampulha.

Parque Ecológico da Pampulha.

     Com tantas belezas naturais, fica até fácil percorrer os 18km e 250 metros em torno da lagoa. Na corrida oficial em 2011, fiz o percurso em 01:49:57h. No dia 08/01, fiz novamente o percurso e dessa vez consegui baixar o tempo em 5min. Hoje, como estou fazendo treinos para as duas Meia Maratonas que vou participar em abril, não quis forçar tanto. Assim, fiz o percurso no tempo de 01:48:01h.
     Aproveito para convidar os colegas de corridas, aqui em BH, para que possamos nos reunir a cada mês e juntos treinarmos a volta da lagoa, lembrando que será sempre no primeiro domingo de cada mês, caso não haja corrida em que participaremos. Tenho como local de largada a Casa do Baile, às 09:00h. Deixe seu contato nos comentários ou por email.

Nenhum comentário:

Postar um comentário